Este artigo tem como objetivo fazer uma breve contextualização sobre a formação de professores e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), e sua relação entre a elaboração dos planejamentos escolares e das práticas inclusivas. Apresenta uma breve conceituação da temática, ponderando sua importância e evidenciando os aspectos positivos no processo de ensino e aprendizagem. Os cenários educacionais apresentam de maneira evidente as lacunas na formação docente e, isto se traduz no fracasso escolar não só ao que se refere à inclusão. Por outro lado, ao longo das pesquisas, foram identificados alguns aspectos limitantes na formação continuada de professores em relação ao tema, como a baixa adesão em cursos de formação e a resistência em práticas mais colaborativas e projetos interdisciplinares. A partir destas análises, foi possível identificar que existe uma ausência de processos formativos, inicial e continuado aos professores para o uso do DUA no cotidiano escolar, mas pensar a inclusão sob a ótica dos princípios do DUA nos planejamentos docentes fomentaria uma escola acessível e com equidade para todos. Afinal, o DUA prevê objetivos, métodos, materiais e avaliações mais flexíveis e acessíveis para todos, que implicam em múltiplas formas de representação de objetos de aprendizagem e de ação/expressão do/da estudante e seu engajamento. O DUA vem ao encontro das necessidades que a escola enfrenta, visto que se configura em uma série de possibilidades capazes de promover a inclusão de todos os estudantes. Diante disso, compreender a importância da formação docente alicerçada pelo DUA é ponto imprescindível para que a escola junto aos seus pares seja exitosa e promotora de igualdade social.