Este texto artigo apresenta um relato da experiência do trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito do subprojeto de Educação Física do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Feira de Santana. O objetivo foi apontar possibilidades do trato com os conhecimentos clássicos da Cultura Corporal nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Feira de Santana, considerando as contribuições da teoria pedagógica HistóricoCrítica e da Metodologia Crítico-Superadora da Educação Física. A metodologia adotada foi a de revisão bibliográfica e observação e registro de dados/informações das experiências para comparação com os objetivos/avaliação e conteúdo/métodos propostos para cada intervenção pedagógica, considerando a tríade conteúdoforma-destinatário. Como resultados, apontamos que o processo de transmissão/assimilação dos conhecimentos clássicos da Cultura Corporal é condição fundamental para a elevação da capacidade teórica dos estudantes, que deve ser tida como objeto central do currículo. Para tanto, é imprescindível que os professores tenham amplo domínio dos conhecimentos específicos da área, dos métodos mais adequados para sua transmissão/assimilação e da periodização do desenvolvimento psíquico. Concluímos que é possível que os alunos ampliem as referências do pensamento teórico quando o processo de organização do trabalho pedagógico se fundamenta em uma consistente base teórica que instrumentalize o professor no que tange ao domínio dos conhecimentos específicos, das metodologias e do desenvolvimento psíquico, preparando-o para o processo de transmissão do conhecimento sistematizado.