Este trabalho foi elaborado a partir das atividades realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Instituto Federal do Amapá (IFAP), durante o período de regência, entre agosto e dezembro de 2023. Os objetivos deste trabalho são: (I) relatar a experiência docente em língua inglesa dentro do PRP; (II) justificar o uso de estratégias de leitura e processamento de informações como forma de restabelecer a confiança e auto-estima do aluno em relação ao aprendizado e; (III) propor uso de instruções implícitas para promover a autonomia do aluno no aprendizado da língua adicional. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso em uma turma de ensino médio do IFAP – Campus Macapá. Foi aplicada uma sequência didática, em que os alunos tiveram contato com materiais em língua inglesa e foram conduzidos a utilizar técnicas de leitura e identificação de informações de forma implícita, através de exercícios práticos. Em seguida, foi verificado se houve apreensão das técnicas através de atividades. A pesquisa mostrou que o uso de instruções implícitas e o estímulo através da dedução funcionou com alunos que apresentaram pouco interesse e baixo rendimento na disciplina de língua inglesa