O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no contexto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e objetiva analisar as contribuições deste programa no processo formativo dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa que se baseia nas experiências dos participantes na qual utilizou-se para o levantamento dos dados o questionário aberto e para análise das informações construídas a Análise de Conteúdo com base em Bardin (2011). Os dados, mostraram que os participantes do PIBID reconhecem a relevância do programa para a formação inicial dos professores, ao inserir os alunos ainda na graduação dentro da sala de aula. Essa integração aproxima a teoria da prática, contribuindo para a construção da identidade docente. Dentro do contexto do PIBID, faz-se uma reflexão crítica do trabalho do futuro professor, especialmente no contexto de sua atuação em sala de aula, promovendo tanto o desenvolvimento e entendimento do pibidiano quanto incentivando o autoconhecimento e a reflexão nesse processo. Portanto, o PIBID desempenha um papel crucial por proporcionar a vivência da docência proporcionando aos bolsistas experiências significativas e oportunidades de aprendizado que contribuem para uma formação futura de professores comprometidos e reflexivos.