Este estudo, realizado em 2024, nasce da necessidade de compreender que contribuições a experiência de participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia causa na formação inicial de professores, tomando contexto de análise a experiência de três discentes bolsistas deste programa na [Nome da Faculdade], campus da [Nome da Universidade], durante os anos de 2022 e 2024. Neste relato são apresentadas reflexões sobre a atuação como bolsistas, atividades realizadas e contribuições do programa para a formação inicial docente. O estudo, como dito, caracterizado como relato de experiência, é de natureza qualitativa e foi fundamentado nos seguintes autores: Ataíde e Silva (2011); Formosinho (2009); Rausch (2013); Unioeste (2013); e Veiga (1992). Com amparo nas experiências relatadas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia e em diálogo com os fundamentos teóricos, pode ser evidenciado que este programa explicita grandes contribuições formativas pedagógicas para a aprendizagem da docência dos futuros docentes, proporcionando vivências da prática de ensino que dialogam com a aprendizagem de pesquisa, com a análise dos momentos da ação didática e com inúmeras vivências nas escolas parceiras do projeto que fortalecem o processo de iniciação à docência. É necessário que o PIBID se torne uma política pública, a fim de garantir sua continuidade, maior abrangência e permanência nas licenciaturas, fortalecendo mais a formação inicial.