O PIBID destaca-se como um dos principais programas do governo brasileiro para a formação inicial de professores. Este artigo busca explorar as percepções dos bolsistas em relação às suas motivações e às contribuições do PIBID para o desenvolvimento da identidade docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, por meio da utilização de entrevistas semiestruturadas com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO - campus Ariquemes, que participaram do PIBID conforme o edital IFRO nº 61/2013, entre os anos de 2019 e 2021. Os resultados revelam que o subprojeto PIBID – IFRO -Campus Ariquemes facilitou uma integração/imersão gradual e orientada dos bolsistas no ambiente escolar. Ao serem questionados sobre suas motivações para participar do programa, a maioria dos bolsistas demonstrou um foco no desenvolvimento profissional, seja na área de docência, ou nas ciências biológicas aplicadas. Quanto à identidade docente, o programa proporciona uma maior proximidade dos bolsistas com a realidade da prática profissional regionalizada, desta forma atua como um mediador no processo de construção de suas identidades como professores. Conclui-se que as vivências promovidas pelo PIBID não apenas enriquecem o entendimento do ambiente escolar, mas também contribuem significativamente para a compreensão da relação teoria e prática, e promovem reflexões sobre sua visão como educadores.