Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida por meio da participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), a partir do projeto interventivo intitulado “Explorando contos de fadas em inglês: desenvolvendo o letramento crítico no Ensino Fundamental”. Por meio deste projeto, buscamos colaborar para o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes através de contos de fadas em língua inglesa. Diante disso, o nosso trabalho foi guiado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Pedagogia dos Multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), que visa ampliar as tradições pedagógicas nas quais a nossa profissão é fundada. Além disso, buscamos respaldo teórico sobre os conceitos de multiletramento literário (Cardoso, 2021) e letramento ficcional (Zappone, Nascimento, 2019), como também do letramento crítico (Cervetti; Pardales; Damico, 2001). Neste relato, tratamos, especificamente, dos contos de fadas: “Cinderella”, Snow White and the seven dwarfs” e “The Paper Bag Princess”, como uma alternativa para tornar as aulas mais atrativas, uma vez que possibilita uma maior interação dos discentes por trazer temáticas com uma perspectiva juvenil. A nossa proposta de trabalho faz alusão ao gênero Fairy Tales, cujos primeiros trabalhos desenvolvidos com a língua inglesa, numa perspectiva crítica, têm demonstrado resultados satisfatórios, diminuindo a distância entre a universidade e a escola, o que representa múltiplos ganhos para os alunos da educação básica, para os docentes supervisores e para os professores em formação inicial.