A temática deste estudo visa investigar a percepção dos preceptores sobre o do Programa Residência Pedagógica (PRP), identificando os efeitos dessa prática na formação docente. O estudo é de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumento uma entrevista semiestruturada, folha de anotações, gravador de áudio de celular e um aplicativo transcritor de áudio Transkriptor. Foram participantes desta pesquisa três professores de escolas públicas da rede estadual de ensino, que atuam como preceptores do subprojeto de Educação Física do Programa Residência Pedagógica. A análise dos dados se deu a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). O estudo demonstra que o preceptor destaca a importância do PRP na atuação e construção da identidade docente do residente. Por meio das entrevistas, foi possível analisar que as principais contribuições dos preceptores para os residentes foram a construção da autoconfiança, capacidade de lidar com o público e a autonomia, vivenciando o que é ser professor. O preceptor é o principal elo do programa que incentiva o residente a colocar em prática o conhecimento adquirido na Universidade, proporcionando-lhe vivências que vão além das fronteiras da escola.