Este estudo aborda a formação de professores de Língua Portuguesa, destacando a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o papel das Sequências Didáticas (SDs) na promoção de uma formação docente reflexiva, crítica e transformadora. O objetivo principal é explorar a contribuição das SDs na capacitação pedagógica dos bolsistas do PIBID. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, por meio de um relato de experiência, centrado na elaboração de duas SDs intituladas "O gênero meme e o letramento digital" e "Explorando o conto 'Ana Davenga' de Conceição Evaristo". Essas SDs foram planejadas para uma turma do 3º ano do ensino médio, com foco no letramento digital e na análise crítica de temas sociais e raciais. Os resultados indicam que a elaboração das SDs possibilitou aos bolsistas desenvolverem competências pedagógicas essenciais, como planejamento de aulas, aplicação de metodologias ativas, integração de tecnologias educacionais e reflexão crítica sobre a prática docente. Conclui-se que as SDs são ferramentas importantes na formação de futuros professores de Língua Portuguesa, proporcionando uma base sólida para enfrentar os desafios da sala de aula e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.