Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica com o gênero textual contos de fadas, a fim de colaborar para o desenvolvimento crítico dos alunos no ensino de Língua Inglesa, por meio dos multiletramentos. Além disso, buscamos discutir e ampliar os recursos metodológicos no ensino da leitura literária, a partir da história cultural, como perspectiva indissociável no processo de ensinar e de aprender, no qual a oralidade, a memória e a imagem ocupam um papel fundamental na formação do leitor crítico. A pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Pedagogia dos Multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), com o intuito de ampliar as tradições pedagógicas nas quais a nossa profissão é fundada, revendo as nossas abordagens sobre os letramentos e alinhando-as às condições contemporâneas de construção de significado. O artigo encontra-se estruturado em quatro seções: a primeira trata de definições acerca do gênero conto de fadas; a segunda aborda a Pedagogia dos Multiletramentos; a terceira expõe o itinerário metodológico da pesquisa, isto é, o Projeto de Intervenção; e a quarta apresenta os resultados e discussões, seguida das considerações finais. Com a finalização da proposta de intervenção, concluímos que o trabalho com o gênero contos de fadas, à luz dos multiletramentos, proporcionou a evolução das competências linguísticas e críticas dos discentes, por meio da participação oral e das produções escritas solicitadas no decorrer das aulas.