O presente texto analisa a educação no Marajó, voltada para as séries iniciais do Ensino Fundamental, considerando os indicadores divulgados a partir da base de dado Qedu - Inep do ano de 2019 a 2022. A pesquisa foi construída com objetivo de subsidiar a construção do subprojeto para o Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Pará intitulado, “Práticas Pedagógicas Inovadoras no reforço do processo de alfabetização das séries iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aproxima da pesquisa quanti qualitativa, porque busca-se compreender a problemática do mundo em que se vive a partir de aspectos mensuráveis, relacionado com realidade objetiva produzida no lugar. Neste sentido, utilizou-se da revisão bibliográfica e análise documental, para responder a seguinte questão: Quais são os indicadores de reprovação aprovação dos alunos matriculados nas séries iniciais? Nessa tarefa, confronta-se os dados dos indicadores das escolas localizadas no município da área urbana e do campo, com os processos de alfabetização e verifica que a política de nove anos, a implementação dos ciclos de alfabetização e a avaliação externa não se sustentam na realidade social do Marajó, em específico no município de Breves. Conclui-se que os autos índices de reprovação negam os Direitos Humanos das crianças em acessar um dos bens mais preciosos de toda humanidade, que é aprender a ler, escrever e prosseguir seus estudos, assim como negam o processo de humanização para cada criança em particular.