O ensino de química desempenha um papel crucial na sociedade atual, pois permite compreender e explicar fenômenos que estão presentes no cotidiano. No entanto, o ensino dessa disciplina pode ser desafiador devido à complexidade dos conceitos, fórmulas e simbologias atrelados. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos residentes, no Programa Residência Pedagógica (PRP), em turmas de 1° e 2º ano do ensino médio que já estavam tendo aulas com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, a intervenção do PRP envolveu os Projetos Integradores, as Trilhas Formativas, e as Eletivas. A metodologia consistiu na aplicação de atividades didáticas-lúdicas, como pirâmide molecular alimentar e experimentos químicos sobre produção de bioplástico, separação dos diferentes tipos de plásticos, perfume artesanal e fabricação de sabão caseiro. Como resultados, destacamos à relevância do PRP no aprimoramento de habilidades docentes como o planejamento, a regência, o trabalho em equipe e multidisciplinar dos residentes com o preceptor. O PRP foi enriquecedor para o desenvolvimento profissional contribuindo aprimorar a identidade como futuro professor de química.