RESUMO: O interesse no estudo partiu do questionamento: Quais saberes e aprendizagem revelam as narrativas vivenciadas nas atividades pelas Pibidianas no Programa PIBID 2022/2024?Dessa forma, foi realizada a pesquisa de campo exploratória, de abordagem qualitativa e descritiva, por intermédio da análise das narrativas vivenciadas na troca de saberes e aprendizagem das atividades propostas nas ações e metas do subprojeto “alfabetização matemática a partir da leitura literária no ensino de língua Portuguesa e no ensino de Matemática com alunos nos anos iniciais (1º ao 5º) e educação infantil, via que potencializa a formação inicial docente das bolsistas do Curso de Pedagogia da UFPI. Os objetivos específicos delineados foram: avaliar ações e metas propostas pelo Programa a partir das narrativas vivenciadas nas atividades na troca de saberes e experiências na formação continuada, na monitoria e atividades específicas da produção científica; compreender os saberes e aprendizados discentes construídos no processo de formação Inicial, nas atividades, nos momentos significativos do programa. Tais perspectivas, perpassam as atividades semanalmente no Centro de Ciências da UFPI, com fundamentação teórico prática baseada nos autores: Soares (2004); Minayo (2009) Nóvoa (2019), Saviani (2013), Vygotsky (2001;2004), Marques (2020), dentre outros. A referida pesquisa, é de abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantitativos, articulada na análise de Bardin (2014). Os resultados parciais indicam que o senso de coletividade, é o Norte para a produção e construção de conhecimentos crítico da realidade vinculada no diálogo, no compartilhamento, respeito e valorização do saber das experiências vividas e emitida pelo outro.