Este estudo, orientado por uma pedagogia crítica, propõe o uso crítico, reflexivo e emancipador dos artefatos técnicos na produção de imagens e cards em prol de adequações sociotécnicas das tecnologias digitais na intertecitura (Morin, 2009) de um modelo avaliativo não-reprodutivista e contra-hegemônico. Objetivou-se evidenciar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem atuar no processo de ensino-aprendizagem nas Ciências Humanas, estimulando a produção autoral de estudantes do Ensino Médio por meio de releituras de fontes iconográficas na pesquisa social. Tencionando assumir uma base pedagógica tecnodocente, atenta à ludicidade, à pesquisa científica em múltiplas linguagens e ao materialismo histórico. A metodologia contou ações sistematizadas, pesquisa exploratória, revisão de literatura e ação propositiva ante a relação entre a prática docente, a pesquisa científica e uma produção autoral discente via Memes, mesclando texto, imagem e conteúdos disciplinares, efetivando-se uma literacia disciplinar tecnodocente (Lima e Loureiro, 2019) em função de um reconstrucionismo dialógico interdisciplinar (Papert, 2008), sem se esquivar de questões emergenciais ou ainda atuais do capitalismo, como a hiperculturalidade, hiperprodutividade e suas patologias (Han, 2019). Foi possível constatar que o letramento humanístico é potencializado quando atrelado ao letramento digital e à recomposição gráfica de elementos fundamentais ao saber escolar em História, Geografia, Sociologia e Filosofia, com fatos, fontes e sujeitos próprios de cada área.