Embora a reciclagem seja uma prática essencial para reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, ela enfrenta uma série de desafios que podem afetar a sua eficácia. Desse modo o ensino desempenha um papel crucial na melhoria dos problemas relacionados à reciclagem, pois a conscientização e a educação ambiental são fundamentais para promover práticas sustentáveis. Com isso a pesquisa teve o objetivo de implementar jogos didáticos para contextualizar e abordar a reciclagem e a forma correta de descartar o lixo. Para tanto foi realizado a construção de dois jogos sendo: o jogo das argolas e o tabuleiro humano, com materiais de baixo custo e alguns materiais que seriam descartados no lixo, facilitando a produção dos jogos. Após isso, foram elaboradas 28 perguntas sobre reciclagem que foram aplicadas durante o jogo. Com os jogos produzidos foi iniciado as exposições nas escolas de Arapiraca e dos municípios vizinhos. As exposições trouxeram um resultado muito positivo, visto que se observou uma enorme participação dos alunos que estavam presente nas escolas, pois a utilização de jogos como meio educativo construiu relações entre eles, otimizou resultados exercitando a capacidade de decisão dos alunos, e possibilitando uma experiencia com a educação ambiental, incentivando a reciclagem. Portanto com base nos resultados obtidos constatou-se que durante a aplicação dos jogos o ensino se tornou proveitoso e agradável, engajando os alunos de forma participativa, fortalecendo habilidades de trabalho em equipe, de forma que impulsionam o pensamento do estudante ao meio ambiental, promovendo a reutilização de materiais recicláveis.