O teste de chama é um procedimento experimental utilizado para identificação de elementos químicos, no qual o aspecto fenomenológico observado é explicado através do modelo atômico de Niels Bohr. Esse estudo propõe uma atividade laboratorial a ser aplicada em turmas do 1º ano do ensino médio, de modo a compor a parte prática associada ao ensino de atomística. A sequência didática foi elaborada por discentes de licenciatura em Química do PIBID, sob orientação docente, tendo como parâmetro a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em estudos da disciplina de Práticas Pedagógicas para o Ensino de Atomística. Para realização da atividade foi elaborado: plano de aula, roteiro do experimento, fôlder para embasamento teórico dos alunos, placas com cores a serem visualizadas. A explanação do conteúdo foi de forma dialogada a partir do embasamento teórico inicial, seguido pelo estímulo contínuo a participação ativa dos alunos. O trabalho foi apresentado para o docente e discentes da disciplina mencionada. Para coleta de dados e análises dos resultados foi emprego o método qualitativo, mediante imagens e entrevistas. A similaridade entre o proposto e o executado demonstra a viabilidade da abordagem experimental utilizada, uma vez que os objetivos foram alcançados. O teste de chama potencializa o aprendizado significativo, pois explora as dimensões: teórica, fenomenológica e representacional, as quais são pilares para ensino de Química no contexto atual.