O PIBID surge como uma ferramenta essencial para melhorar a formação dos futuros professores, integrando teoria e prática e promovendo uma visão mais forte da profissão docente. O estudo, de abordagem qualitativa, explorou as experiências e percepções dos participantes do PIBID por meio de um fórum online, estas informações foram analisadas seguindo a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que o programa proporciona uma imersão prática no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento de competências docentes e para a construção da identidade profissional do professor. Os aspectos positivos incluem experiência prática docente, maior autonomia em sala de aula e estreitamento das relações entre Universidade e escola. No entanto, foram identificados desafios como a resistência à mudança por parte de alguns professores e a falta de estrutura nas escolas. O estudo aponta a importância do PIBID para o ensino de ciências, destacando sua contribuição para a inovação e contextualização do ensino. Em síntese, o PIBID desempenha um papel importante na formação inicial de professores, preparando-os para os desafios da prática docente e melhorando a qualidade do ensino.