O intuito do artigo é averiguar a eficácia da gincana como abordagem pedagógica transformadora para o ensino de língua inglesa. As atividades da gincana intitulada “Edifica-Inglês”, realizada na turma de 1º Ano do curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá, concentram-se em quatro temas principais: “Personal description, Comparative, Superlative e Curiosities about Halloween”, distribuídos em quatro provas: Unscramble Sentences (Decifrar Sentença), True or False (Verdadeiro ou Falso), Multiple Choice (Múltipla Escolha) e Word Search (Caça-palavras). A gincana teve como objetivo propor uma ação pedagógica com atividades práticas e dinâmicas envolvendo a língua inglesa, além explorar as habilidades linguísticas (compreensão oral e escrita). Seu uso também proporcionou que os alunos trabalhassem em conjunto para realizar cada uma das tarefas programadas. Para isso, buscando entender como o uso da atividade gincana como ferramenta de ensino da língua inglesa é positivo em sala de aula, foram desenvolvidos estudos a partir do aprofundamento teórico dos autores: HOPPE e KROEFF (2014); SIGNORI e GUIMARÃES (2016); TORNQUIST e TORNQUIST (2022); VIERA et. al. (2022); e PORTUGAL (2019). Destacamos a eficácia da gamificação na promoção da aprendizagem ativa e no engajamento dos alunos. A experiência revelou a superação de desafios e a valorização da busca por métodos de ensino inovadores, resultando em uma experiência gratificante para todos os envolvidos. Os resultados apresentam o impacto das provas realizadas no encorajamento dos alunos, no desenvolvimento de habilidades linguísticas e na aplicação prática dos conceitos aprendidos no componente curricular.