Aborda-se um relato de experiência que apresenta uma liga acadêmica de cuidados integrais à diversidade de sexualidade e de gênero, localizada no Pará, explanando sobre o potencial transformador de um espaço destinado ao desenvolvimento do desempenho acadêmico num ambiente que também possibilita a troca e construção de afetos e vivências coletivas entre as pessoas integrantes, todes pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+. A metodologia possui caráter descritivo-exploratório e buscou referências que dialogassem sobre a experiência vivida e que se correlacionassem com a literatura científica de livros e artigos em base de dados online científicas. A discussão aponta e descreve sobre a aprendizagem significativa, sentimento de pertencimento e lugar de fala que promovem empoderamento e contribuem para a criação de uma unidade de grupo que produz, valida e reforça um conhecimento científico pautado em interseccionalidades, territorialidades e contextos sociais brasileiros numa leitura crítica e política acerca das discussões de gênero e sexualidade na Amazônia. Conclui-se acerca da necessidade de espaços acadêmicos que possam legitimar e discutir a pluralidade de vivências da referida comunidade a partir das próprias pessoas que a compõem, abdicando o rótulo de objeto de estudo e reivindicando o lugar de protagonismo autoral nas produções de escrevivências a respeito de suas narrativas, bem como reafirmar a importância do modelo de relato de experiência como fonte científica viável para produção e coleta de dados.