O presente resumo busca sintetizar os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica, na qual foi realizado um levantamento primário de desenhos animados em que narrativas apontam utopias ou distopias. Foram selecionadas onze séries animadas para serem assistidas e analisadas, cujos enredos são permeados de significados que levam ao público algumas questões filosóficas nas entrelinhas. Televisionados ou disponibilizados via plataformas de streaming e direcionados a todas as faixas etárias, as séries animadas utilizam a fantasia e o humor para simbolizar a complexidade das teias de vidas diversas, além de demonstrarem o potencial imaginativo do ser humano em relação a estas temáticas. A partir da perspectiva dos estudos queers e dos estudos culturais em educação, é possível apontar para como os currículos das séries de animações abrem novas perspectivas de futuros em que, diante de fins de mundos, choques de multiversos e até mesmo catástrofes metafóricas ou literais, a humanidade passa a dividir espaço com existências monstruosas e inexplicáveis, estabelecendo complexas relações de convivência entre os seres e os ambientes.