O objetivo da presente pesquisa é mapear e analisar processos subjetivos que produzem o pertencimento de sujeitos LGBTQIA+ nas universidades públicas brasileiras a partir do registro de suas experiências nesses espaços, trazendo destaque para a importância dos vínculos construídos nesses processos e a permanência na universidade. Para alcançar tal objetivo, utilizamos da pesquisa qualitativa como referência na produção e abordagem de tratamento dos dados e do método cartográfico inspirado em Deleuze e Guattari. Primeiramente, foram mapeadas 3 universidades públicas, sendo que tais universidades deveriam contemplar o critério de desenvolverem algum tipo de ação afirmativa voltada para a população LGBTQIA+. A partir disso, contactamos pessoas LGBTQIA+ dessas universidades para construir 2 grupos focais, com encontros que aconteceram no Google Meets, e realizar 5 entrevistas de aprofundamento. A análise dos dados foi realizada com os aportes teóricos indicados e bibliografia sobre o contexto universitário e ações afirmativas a partir de perspectivas teóricas feministas e queer. Durante o percurso da pesquisa encontramos questões relativas à importância das alianças na universidade, principalmente na forma das amizades que se desenvolvem no espaço universitário. Além disso, também foram obtidos dados sobre a presença ou ausência de materiais que fossem inclusivos para a população LGBTQIA+ em sala de aula e em outros ambientes acadêmicos bem como relatos sobre situações de violência e opressão vividas na universidade, bem como uma análise sobre as ações afirmativas das universidades pesquisadas e a opinião de discentes sobre tais ações.