O projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e intitulado “Transitando no espaço escolar: produções discursivas de profissionais da educação com estudantes trans” tem como objetivo investigar a produção discursiva de profissionais da educação com relação aos/as/es estudantes trans nas escolas do município de Rio Grande. A importância do projeto se justifica frente a reconfiguração que tem ocorrido nas escolas, em que sujeitos trans que passam a fazer parte do grupo que escapa à norma e, portanto, precisam de estratégias de regulação que governam as vidas e os corpos, determinando posturas e escolhas; tornando-os sujeitos neste mundo contemporâneo. O referencial teórico do projeto baseia-se nos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas e a pesquisa é de abordagem qualitativa, em que se optou pela investigação narrativa como metodologia. As estratégias utilizadas para a produção dos dados foram: mapeamento das escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Rio Grande/RS com estudantes trans e pesquisa nos currículos das escolas e nos documentos oficiais de educação. A análise dos dados está pautada nas análises discursivas numa perspectiva foucaultiana. Esperamos que este estudo contribua com a promoção de discussões acerca dessas questões no espaço escolar, nos permitindo traçar um panorama mais completo da realidade vivenciada pelos estudantes trans em nossas escolas. Os resultados obtidos serão fundamentais para a construção de políticas públicas inclusivas e para o desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso.