Este trabalho aborda a interseção entre a educomunicação, a cidadania digital e os desafios impostos pelas fake news e pela mediação algorítmica na educação não formal. O objetivo central é explorar como abordagens educomunicativas podem capacitar os participantes a compreenderem e lidarem de maneira crítica com as informações mediadas por algoritmos, especialmente as notícias falsas, promovendo a cidadania digital. A metodologia empregada baseia-se em uma abordagem qualitativa, envolvendo análise de conteúdo, revisão bibliográfica e a implementação de estratégias educomunicativas em um ambiente educacional não formal. Foram desenvolvidas atividades práticas que estimularam a reflexão crítica sobre a origem e a veracidade das informações online, bem como o papel dos algoritmos na sua disseminação. Os resultados alcançados indicam que a abordagem educomunicativa é eficaz para promover a cidadania digital na educação não formal. Os participantes demonstraram maior consciência em relação às fake news e à mediação algorítmica, bem como desenvolveram habilidades de análise crítica. Além disso, foram capazes de aplicar essas habilidades na avaliação de conteúdo online, contribuindo para uma participação mais responsável e informada no ambiente digital