A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que tem como ideia um hibridismo na organização das atividades. Sendo uma modificação da metodologia tradicional, pode impactar a motivação do estudante, refletindo em um maior envolvimento no processo de aprendizagem. Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como finalidade investigar os elementos da sala de aula invertida que impactam a motivação dos estudantes para aprender Física Geral 1. Para os procedimentos de pesquisa foi realizada a revisão da literatura e aplicação de questionário. A coleta de dados ocorreu com a participação de 120 estudantes das Engenharias da Universidade Federal de Pernambuco. Os achados da pesquisa sugerem que a sala de aula invertida apresenta elementos que levam à motivação para a aprendizagem, que são: o estudo prévio do conteúdo, o estudo incentivado pelo Teste Pré-Aula, maiores hábitos de estudo, o aprendizado ativo e a maior interação com os colegas e professor. Esses são elementos que motivam o estudante a se envolver no processo de aprendizagem, pois atribuem a possibilidade de maior protagonismo, se distinguindo das tradicionais palestras do professor em sala de aula. Conclui-se que a sala de aula invertida se constitui como uma proposta inovadora para o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente motivador para o estudante.