A integração das tecnologias digitais no processo de aprendizagem é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, levantando diversas reflexões sobre o impacto emocional envolvido nesse contexto. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre o uso das tecnologias digitais e as emoções durante os processos de ensino e a aprendizagem. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa que avaliou a percepção de 96 estudantes de duas escolas públicas de ensino médio, localizadas no Sertão Central do Ceará, em relação ao uso dessas tecnologias em sala de aula. Os dados foram coletados durante o mês de junho de 2022 por meio de um questionário aplicado na ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa revelaram que as aulas com tecnologias digitais despertam uma variedade de emoções, a maioria das quais são positivas. No entanto, é crucial identificar os aspectos emocionais classificados como negativos, uma vez que eles desempenham um papel determinante no processo de aprendizagem. O professor deve estar ciente dessas emoções a fim de intervir de maneira consciente e significativa no desenvolvimento das tarefas propostas. Portanto, as emoções desempenham um papel fundamental na construção de significado em sala de aula, estando intrinsecamente ligadas aos impulsos, interesses e motivações dos alunos e do professor no trabalho com o conhecimento científico. Por esse motivo, é importante identificá-las.