Neste artigo temos como objetivo refletir sobre o uso de ferramentas e equipamentos tecnológicos demandados no cenário educativo, durante a pandemia da Covid 19, no período compreendido entre os anos 2020-2021, com a adoção das aulas virtuais. Consideramos, em nossas reflexões, que durante a pandemia do coronavírus os docentes tiveram que se adaptar a um novo cenário, sem necessariamente terem apoio para as ‘novas’ práticas exigidas, uma vez que com as mudanças operacionalizadas se fazia necessário conhecimentos na área tecnológica. Assim, refletimos sobre a acelerada forma de inserção das ferramentas tecnológicas na sala de aula, bem como sobre a apropriação dos equipamentos tecnológicos utilizados pelos docentes nas aulas virtuais, haja vista a necessidade de empoderamento digital da categoria docente, como algo indispensável nas aulas virtuais. Situamos a ausência de estrutura tecnológica na maioria das escolas, sobretudo aquelas situadas onde não chega a internet e as que não dispõe de equipamentos, tudo isso associado a falta de formação docente na área da tecnologia, fato este que contribui com a precarização do trabalho do professor. Com a sala de aula metamorfoseada, ministrar as aulas virtuais, se configurou como um grande desafio, seguido pela ausência de formação e equipamentos adequados. O percurso metodológico bibliográfico, descritivo tem abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de se examinar de forma mais detida e crítica as transformações ocorridas com a adoção do ensino remoto e suas implicações na vida profissional da categoria docente. Como aporte utilizamos Mészáros (2008) Antunes (2010), Saviani (2010), Kuenzer (2011), entre outros sobre a temática. Concluímos que apesar da ausência de formação e suporte técnico para o uso de ferramentas necessárias para as aulas virtuais, coube aos professores assumirem o ônus das mudanças verificadas pelo aumento no tempo de trabalho, configurando uma nova face da exploração laboral docente