O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira localizada em Campina Grande-PB. Como público-alvo foram selecionados os sujeitos que compuseram a disciplina eletiva “Comunicação é Poder”. Como objetivo geral tivemos: propiciar a construção de um dispositivo comunicativo-criativo, concebido pelos estudantes, que estabeleça diálogo direto com seus pares, enfatizando os aspectos performáticos para a construção de uma mídia protagonista-estudantil. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL, 2002) que utiliza o método indutivo e observacional (FLICK, 2013) do tipo pesquisa-ação (GIL, 2009). Baseamos esse projeto nos estudos sobre comunicação social e dispositivos midiáticos (ARONOVICH, 2009; AMARAL, M. F. 2007; BIANCO, N. R, 1999, CYSNEIROS, P. G), educação transgressora (HOOKS, 1994, FREIRE, 1983), tecnologias na educação (KAPLÚN, 2001). De modo geral, a repercussão dessa forma de divulgação de informação de alunos para alunos reverberou positivamente, pois os estudantes conseguiram fazer uso de plataformas tecnológicas digitais de modo a construir um dispositivo comunicativo abrangente, expondo suas opiniões, ideias e sugestões acerca de seu contato com a escola na constituição de conhecimento e na formação de identidades sólidas e críticas para fora do contexto institucional.