Este artigo pretende mostrar a utilização de atividades experimentais através do uso de simuladores no ensino de Física nas escolas públicas. Para alcançar o (s) resultado (s) proposto (s) por esse estudo foi realizado um levantamento teórico sobre informações baseadas em artigos científicos, revistas, sites de ciência aplicada, etc. sobre a temática em questão. Vale ressaltar que foi consultado os artigos acadêmicos referentes às disciplinas de Prática Interdisciplinar anteriores. Tudo isso, no intuito de refletir e entender a importância da utilização de atividades experimentais e avaliar o uso de simuladores como experimentos virtuais no ensino de Física, bem como sugerir a utilização dos mesmos pelo professor de Física. Este estudo optou por escolher as atividades experimentais virtuais com utilização de simuladores para serem analisadas como uma proposta inovadora no ensino de Física. Foi possível, durante o levantamento bibliográfico obter informações pertinentes acerca da metodologia de atividades experimentais virtuais no ensino de Física. Como por exemplo, o site que contém vários desses aplicativos é o PHET, da universidade de Colorado nos EUA. Diante da vivência prática e de alguns simuladores citados neste trabalho, entendeu-se que o seu uso como atividades experimentais tanto verificativas quanto investigativas são de uma importância enorme e necessária no entendimento e verificação de um determinado fenômeno, seja em qualquer área da Física.