Artigo CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-92-2

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VIRTUAIS: O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e Educação
"2024-01-24 13:44:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105560
    "edicao_id" => 339
    "trabalho_id" => 8311
    "inscrito_id" => 24655
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VIRTUAIS: O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este artigo pretende mostrar a utilização de atividades experimentais através do uso de simuladores no ensino de Física nas escolas públicas. Para alcançar o (s) resultado (s) proposto (s) por esse estudo foi realizado um levantamento teórico sobre informações baseadas em artigos científicos, revistas, sites de ciência aplicada, etc. sobre a temática em questão. Vale ressaltar que foi consultado os artigos acadêmicos referentes às disciplinas de Prática Interdisciplinar anteriores. Tudo isso, no intuito de refletir e entender a importância da utilização de atividades experimentais e avaliar o uso de simuladores como experimentos virtuais no ensino de Física, bem como sugerir a utilização dos mesmos pelo professor de Física. Este estudo optou por escolher as atividades experimentais virtuais com utilização de simuladores para serem analisadas como uma proposta inovadora no ensino de Física. Foi possível, durante o levantamento bibliográfico obter informações pertinentes acerca da metodologia de atividades experimentais virtuais no ensino de Física. Como por exemplo, o site que contém vários desses aplicativos é o PHET, da universidade de Colorado nos EUA. Diante da vivência prática e de alguns simuladores citados neste trabalho, entendeu-se que o seu uso como atividades experimentais tanto verificativas quanto investigativas são de uma importância enorme e necessária no entendimento e verificação de um determinado fenômeno, seja em qualquer área da Física."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24655_TB8311_11102023213741.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:15:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS LEÔNCIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Marcos Leôncio"
    "autor_email" => "marcosleonciosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105560
    "edicao_id" => 339
    "trabalho_id" => 8311
    "inscrito_id" => 24655
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VIRTUAIS: O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este artigo pretende mostrar a utilização de atividades experimentais através do uso de simuladores no ensino de Física nas escolas públicas. Para alcançar o (s) resultado (s) proposto (s) por esse estudo foi realizado um levantamento teórico sobre informações baseadas em artigos científicos, revistas, sites de ciência aplicada, etc. sobre a temática em questão. Vale ressaltar que foi consultado os artigos acadêmicos referentes às disciplinas de Prática Interdisciplinar anteriores. Tudo isso, no intuito de refletir e entender a importância da utilização de atividades experimentais e avaliar o uso de simuladores como experimentos virtuais no ensino de Física, bem como sugerir a utilização dos mesmos pelo professor de Física. Este estudo optou por escolher as atividades experimentais virtuais com utilização de simuladores para serem analisadas como uma proposta inovadora no ensino de Física. Foi possível, durante o levantamento bibliográfico obter informações pertinentes acerca da metodologia de atividades experimentais virtuais no ensino de Física. Como por exemplo, o site que contém vários desses aplicativos é o PHET, da universidade de Colorado nos EUA. Diante da vivência prática e de alguns simuladores citados neste trabalho, entendeu-se que o seu uso como atividades experimentais tanto verificativas quanto investigativas são de uma importância enorme e necessária no entendimento e verificação de um determinado fenômeno, seja em qualquer área da Física."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24655_TB8311_11102023213741.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:15:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS LEÔNCIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Marcos Leôncio"
    "autor_email" => "marcosleonciosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 339
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
        "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 339
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
        "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 215
                "edicao_id" => 339
                "codigo" => "978-85-61702-92-2"
                "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANE MATOS DE ARAUJO &nbsp;(UFF)<br />\r\n
                  ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA C&Acirc;NDIDO (UFCG)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL &nbsp;<br />\r\n
                  MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RICKISON CRISTIANO DE ARA&Uacute;JO SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO (UEPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 215
                "edicao_id" => 339
                "codigo" => "978-85-61702-92-2"
                "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANE MATOS DE ARAUJO &nbsp;(UFF)<br />\r\n
                  ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA C&Acirc;NDIDO (UFCG)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL &nbsp;<br />\r\n
                  MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RICKISON CRISTIANO DE ARA&Uacute;JO SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO (UEPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este artigo pretende mostrar a utilização de atividades experimentais através do uso de simuladores no ensino de Física nas escolas públicas. Para alcançar o (s) resultado (s) proposto (s) por esse estudo foi realizado um levantamento teórico sobre informações baseadas em artigos científicos, revistas, sites de ciência aplicada, etc. sobre a temática em questão. Vale ressaltar que foi consultado os artigos acadêmicos referentes às disciplinas de Prática Interdisciplinar anteriores. Tudo isso, no intuito de refletir e entender a importância da utilização de atividades experimentais e avaliar o uso de simuladores como experimentos virtuais no ensino de Física, bem como sugerir a utilização dos mesmos pelo professor de Física. Este estudo optou por escolher as atividades experimentais virtuais com utilização de simuladores para serem analisadas como uma proposta inovadora no ensino de Física. Foi possível, durante o levantamento bibliográfico obter informações pertinentes acerca da metodologia de atividades experimentais virtuais no ensino de Física. Como por exemplo, o site que contém vários desses aplicativos é o PHET, da universidade de Colorado nos EUA. Diante da vivência prática e de alguns simuladores citados neste trabalho, entendeu-se que o seu uso como atividades experimentais tanto verificativas quanto investigativas são de uma importância enorme e necessária no entendimento e verificação de um determinado fenômeno, seja em qualquer área da Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.