A Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a estudante surdo do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para o estudante surdo, o conteúdo em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais ainda é escasso, essa questão abre discussões acerca da inclusão para este público nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (1997) entre outros que apresentam praticas facilitadoras para o docente. Este estudo focou nos games, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA), Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos a importância da pesquisa, pois chama atenção do docente de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do estudante surdo, contribuindo para que este se torne protagonista da sua história, com mudanças que favoreça sua comunidade, a partir da produção de materiais pedagógicos adaptados.