A avaliação da aprendizagem é uma etapa importante no processo formativo. Avaliar a efetividade dos recursos e estratégias utilizadas pelos docentes para aferirem o desempenho dos alunos sempre foi um desafio. Ultimamente, em função do aumento na disponibilidade de recursos e ferramentas tecnológicas que envolvem a produção textual mediante o uso de inteligência artificial ou o plágio de fontes disponíveis no ambiente virtual, tem sido cada vez mais desafiador para os professores identificar a aprendizagem dos alunos, sobretudo o desempenho deles em atividades que envolvem a produção textual. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade de ferramentas empregadas na avaliação da aprendizagem em ambiente virtual de ensino. Foi feito um estudo do desempenho dos alunos em atividades objetivas (questionários) e subjetivas, envolvendo a produção textual em questões relacionadas ao conteúdo da disciplina de Biologia Geral, disponibilizados à uma turma de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, modalidade EAD. Para averiguação da produção textual e poder de síntese dos conteúdos pelos alunos nas atividades avaliativas, foi feito o uso de aplicativo detector de plágio Duplichecker®, sendo o teor de plágio expresso em percentagem. Para avaliação de desempenho dos alunos nas avaliações objetivas, foi utilizado como referência a nota expressa em escala de 0 a 10 pontos, obtidas pelos alunos na primeira de três tentativas de respostas. Por último, foi feita a análise de correlação com o uso do programa estatístico SAS® entre o desempenho dos alunos nas atividades avaliativas objetivas e subjetivas e a média geral final obtida no final da disciplina. Pelos dados obtidos, detectamos um percentual considerável de plágio presente nas atividades subjetivas. Cerca de 72% dos alunos tiveram algum nível de plágio detectado em suas respostas, sendo que para quase metade dos alunos analisados, o índice de plágio em algumas atividades chegou a 85%. A análise ainda verificou correlação positiva entre a média obtida nas atividades objetivas (questionários) e o menor índice de plágio obtido pelos alunos nas atividades subjetivas. Em linhas gerais, os dados obtidos revelaram que alunos com maior percentual de plágio em suas respostas tiveram desempenho menor nas atividades objetivas, o que também influenciou, em alguns casos, na média final geral da disciplina. Pensar no uso de ferramentas para a avaliação da aprendizagem que valorizem o protagonismo discente na reflexão e síntese do conteúdo são fundamentais para garantir uma melhor formação desses futuros profissionais licenciados, havendo a necessidade de diminuir o índice de plágio entre os alunos.