Artigo CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-92-2

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e Educação
"2024-01-24 13:44:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105549
    "edicao_id" => 339
    "trabalho_id" => 7844
    "inscrito_id" => 2906
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "O pensamento computacional (PC) é um dos eixos estabelecidos nas orientações normativas sobre o ensino de computação na educação básica - complemento à BNCC, homologado em 2022. As orientações do documento oportunizam aos professores conhecerem e estudarem sobre as habilidades abstração, raciocínio algorítmico, decomposição e reconhecimento de padrões que podem ser desenvolvidas por meio de atividades plugadas e desplugadas. A inserção do ensino de computação na educação básica é novo e há muitos problemas para serem mitigados, por exemplo, como a formação inicial e continuada de professores que não são da área de computação, podem desenvolver o eixo PC no ambiente escolar? E é neste contexto, por meio de um recorte da dissertação O Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências disciplinares de Língua Inglesa: práticas pedagógicas com BYOD, o autor Rezende (2018) mostrou como desenvolver o PC em atividades pedagógicas com mapas conceituais na disciplina de língua inglesa, 2ª série do ensino médio, em uma escola pública de Salvador. Por meio dessa disciplina e do conteúdo do gênero Biography of hip hop singers foram planejadas duas aulas. Na primeira, abordou-se os elementos essenciais desse gênero e explicações de como elaborar um mapa conceitual. Na segunda, os alunos formaram equipes e escolheram os seguintes cantores: Chris Brown, Pregador Luo, Emicida, Camero Abril Thomaz e a banda Quares. Cada mapa foi construído a partir de elementos oriundos do gênero estudado. A avaliação dos mapas foi pautada no modelo do Consórcio Nacional de Educação em Ciência Computacional que está estruturado nas seguintes categorias: Estrutura; Conteúdo; Cooperação da equipe. Cada categoria está organizada com os seguintes critérios: Exemplar; Excede os Padrões; Adequado aos Padrões; Abaixo dos Padrões. Mediante as duas aulas realizadas, Rezende (2018) analisou cinco mapas conceituais, como resultado, foi possível inferir que ocorreu o desenvolvimento da habilidade abstração porque os alunos precisaram focalizar em informações específicas para que os mapas conceituais tivessem elementos básicos do gênero biografia, por exemplo, nome do cantor, onde nasceu, se faleceu, principais músicas, álbuns gravados entre outras ações importantes dos cantores que caracterizam informações para pautar na vida do mesmo e na construção da biografia dos cantores. A outra habilidade observada foi o reconhecimento de padrões porque esse gênero contém elementos padronizados para que o mesmo seja considerado uma biografia, por exemplo: local de nascimento, início da carreira, como se tornou famoso, datas de lançamentos dos álbuns. Mediante, nesse recorte, podemos concluir que na dissertação de Rezende (2018) é possível que os professores de língua inglesa ou de outro componente curricular possam desenvolver o PC com outros conteúdos curriculares através de mapas conceituais e computação desplugada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2906_TB7844_05102023211736.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:15:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO CORREIA DE REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "Fabio"
    "autor_email" => "fabiocrezende78@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105549
    "edicao_id" => 339
    "trabalho_id" => 7844
    "inscrito_id" => 2906
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "O pensamento computacional (PC) é um dos eixos estabelecidos nas orientações normativas sobre o ensino de computação na educação básica - complemento à BNCC, homologado em 2022. As orientações do documento oportunizam aos professores conhecerem e estudarem sobre as habilidades abstração, raciocínio algorítmico, decomposição e reconhecimento de padrões que podem ser desenvolvidas por meio de atividades plugadas e desplugadas. A inserção do ensino de computação na educação básica é novo e há muitos problemas para serem mitigados, por exemplo, como a formação inicial e continuada de professores que não são da área de computação, podem desenvolver o eixo PC no ambiente escolar? E é neste contexto, por meio de um recorte da dissertação O Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências disciplinares de Língua Inglesa: práticas pedagógicas com BYOD, o autor Rezende (2018) mostrou como desenvolver o PC em atividades pedagógicas com mapas conceituais na disciplina de língua inglesa, 2ª série do ensino médio, em uma escola pública de Salvador. Por meio dessa disciplina e do conteúdo do gênero Biography of hip hop singers foram planejadas duas aulas. Na primeira, abordou-se os elementos essenciais desse gênero e explicações de como elaborar um mapa conceitual. Na segunda, os alunos formaram equipes e escolheram os seguintes cantores: Chris Brown, Pregador Luo, Emicida, Camero Abril Thomaz e a banda Quares. Cada mapa foi construído a partir de elementos oriundos do gênero estudado. A avaliação dos mapas foi pautada no modelo do Consórcio Nacional de Educação em Ciência Computacional que está estruturado nas seguintes categorias: Estrutura; Conteúdo; Cooperação da equipe. Cada categoria está organizada com os seguintes critérios: Exemplar; Excede os Padrões; Adequado aos Padrões; Abaixo dos Padrões. Mediante as duas aulas realizadas, Rezende (2018) analisou cinco mapas conceituais, como resultado, foi possível inferir que ocorreu o desenvolvimento da habilidade abstração porque os alunos precisaram focalizar em informações específicas para que os mapas conceituais tivessem elementos básicos do gênero biografia, por exemplo, nome do cantor, onde nasceu, se faleceu, principais músicas, álbuns gravados entre outras ações importantes dos cantores que caracterizam informações para pautar na vida do mesmo e na construção da biografia dos cantores. A outra habilidade observada foi o reconhecimento de padrões porque esse gênero contém elementos padronizados para que o mesmo seja considerado uma biografia, por exemplo: local de nascimento, início da carreira, como se tornou famoso, datas de lançamentos dos álbuns. Mediante, nesse recorte, podemos concluir que na dissertação de Rezende (2018) é possível que os professores de língua inglesa ou de outro componente curricular possam desenvolver o PC com outros conteúdos curriculares através de mapas conceituais e computação desplugada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2906_TB7844_05102023211736.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:15:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO CORREIA DE REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "Fabio"
    "autor_email" => "fabiocrezende78@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 339
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
        "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 339
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
        "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 215
                "edicao_id" => 339
                "codigo" => "978-85-61702-92-2"
                "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANE MATOS DE ARAUJO &nbsp;(UFF)<br />\r\n
                  ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA C&Acirc;NDIDO (UFCG)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL &nbsp;<br />\r\n
                  MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RICKISON CRISTIANO DE ARA&Uacute;JO SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO (UEPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 215
                "edicao_id" => 339
                "codigo" => "978-85-61702-92-2"
                "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANE MATOS DE ARAUJO &nbsp;(UFF)<br />\r\n
                  ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA C&Acirc;NDIDO (UFCG)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL &nbsp;<br />\r\n
                  MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RICKISON CRISTIANO DE ARA&Uacute;JO SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO (UEPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O pensamento computacional (PC) é um dos eixos estabelecidos nas orientações normativas sobre o ensino de computação na educação básica - complemento à BNCC, homologado em 2022. As orientações do documento oportunizam aos professores conhecerem e estudarem sobre as habilidades abstração, raciocínio algorítmico, decomposição e reconhecimento de padrões que podem ser desenvolvidas por meio de atividades plugadas e desplugadas. A inserção do ensino de computação na educação básica é novo e há muitos problemas para serem mitigados, por exemplo, como a formação inicial e continuada de professores que não são da área de computação, podem desenvolver o eixo PC no ambiente escolar? E é neste contexto, por meio de um recorte da dissertação O Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências disciplinares de Língua Inglesa: práticas pedagógicas com BYOD, o autor Rezende (2018) mostrou como desenvolver o PC em atividades pedagógicas com mapas conceituais na disciplina de língua inglesa, 2ª série do ensino médio, em uma escola pública de Salvador. Por meio dessa disciplina e do conteúdo do gênero Biography of hip hop singers foram planejadas duas aulas. Na primeira, abordou-se os elementos essenciais desse gênero e explicações de como elaborar um mapa conceitual. Na segunda, os alunos formaram equipes e escolheram os seguintes cantores: Chris Brown, Pregador Luo, Emicida, Camero Abril Thomaz e a banda Quares. Cada mapa foi construído a partir de elementos oriundos do gênero estudado. A avaliação dos mapas foi pautada no modelo do Consórcio Nacional de Educação em Ciência Computacional que está estruturado nas seguintes categorias: Estrutura; Conteúdo; Cooperação da equipe. Cada categoria está organizada com os seguintes critérios: Exemplar; Excede os Padrões; Adequado aos Padrões; Abaixo dos Padrões. Mediante as duas aulas realizadas, Rezende (2018) analisou cinco mapas conceituais, como resultado, foi possível inferir que ocorreu o desenvolvimento da habilidade abstração porque os alunos precisaram focalizar em informações específicas para que os mapas conceituais tivessem elementos básicos do gênero biografia, por exemplo, nome do cantor, onde nasceu, se faleceu, principais músicas, álbuns gravados entre outras ações importantes dos cantores que caracterizam informações para pautar na vida do mesmo e na construção da biografia dos cantores. A outra habilidade observada foi o reconhecimento de padrões porque esse gênero contém elementos padronizados para que o mesmo seja considerado uma biografia, por exemplo: local de nascimento, início da carreira, como se tornou famoso, datas de lançamentos dos álbuns. Mediante, nesse recorte, podemos concluir que na dissertação de Rezende (2018) é possível que os professores de língua inglesa ou de outro componente curricular possam desenvolver o PC com outros conteúdos curriculares através de mapas conceituais e computação desplugada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.