O uso otimizado de tecnologias digitais pode auxiliar na organização de atividades que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, para reforçar essa premissa, compartilha-se um recorte de tese de doutorado, iniciado em 2016, que explorou a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil, envolvendo 434 estudantes vinculados às Ciências Exatas. Com intuito de dar sustentação teórica buscou-se transitar por cinco eixos, a saber: tecnologias digitais, estratégias de ensino, produção de vídeos, YouTube e mediação pedagógica. Esclarece-se que a proposta se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e descritiva que teve como objetivo principal investigar os impactos que a produção desses objetos pode causar na aprendizagem dos estudantes, sem negligenciar a importância do professor como mediador durante os processos de ensino e de aprendizagem. No que tange à coleta de dados foram utilizadas como ferramentas: questionários no Google Forms, vídeos, diário de campo, atividades em portfólio, apresentação de trabalhos e depoimentos. No que diz respeito à análise, realizou-se uma análise de conteúdo, buscando categorizar os dados coletados. Por fim, a partir das percepções dos estudantes, destacam-se questões relativas às contribuições e relevâncias que fomentaram aprimoramentos nos processos de ensino e de aprendizagem, como: a preocupação com a organização, as estratégias, o planejamento, as pesquisas, a exploração das tecnologias digitais, a reflexão sobre o próprio processo, a capacidade de síntese e o trabalho em equipe. Outrossim, enfatiza-se que o presente estudo serviu de referência para que em 2023 se estabelecesse uma parceria com professores da rede municipal de educação de um município do sul do Brasil para o desenvolvimento de proposta similar.