O irreversível processo de desenvolvimento, difusão e acesso das mídias digitais nas sociedades, iniciado ainda no século passado, vem transformando, já há algum tempo, além das relações interpessoais e profissionais, mentalidades, meios de produção e toda uma gama de atividades na esfera humana. Em se tratando da Educação não poderia ser diferente, haja vista o grande potencial das novas tecnologias digitais da comunicação e da informação para o avanço dos processos educacionais. Partindo do contexto mais específico da Leitura na escola, o presente estudo propõe-se a refletir sobre possibilidades de utilização de novas tecnologias da informação e comunicação em processos de formação de leitores no Ensino médio. Do ponto de vista metodológico, adotamos a pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, tomando como base estudos cujos fundamentos teóricos voltam-se aos temas Leitura/leitura literária e novas tecnologias digitais e da comunicação como aliadas em processos de formação leitora, a exemplo de Marcuschi (2005), Soares (2022), Roxo (2022), Ribeiro (2012; 2018) e Silva (2004), entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para trazer, ao âmbito acadêmico, discussões acerca de questões que se relacionam à leitura e utilização de novas tecnologias digitais, as quais se constituem fundamentais para a melhoria do ensino e da formação leitora. .