Artigo CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-92-2

REALIDADE AUMENTADA X ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE OS AUTORES DIZEM A ESSE RESPEITO?

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e Educação
"2024-01-24 13:44:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105540
    "edicao_id" => 339
    "trabalho_id" => 6481
    "inscrito_id" => 18791
    "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA X ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE OS AUTORES DIZEM A ESSE RESPEITO?"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos estão cada dia mais presentes nos diversos espaços sociais, o que não poderia ser diferente no escolar. Nesse viés tecnológico, a Realidade Aumentada é expressa pela ideia de que o indivíduo permanece no mundo real sem que seja transportado literalmente para o virtual e, exatamente nesse cenário, podem ser realizadas as interações, sendo estas por meio de imagens estáticas ou dinâmicas ou mesmo por meio de áudio. É assim, que a Realidade Avançada vem ganhando espaço e sendo percebida como uma das possíveis ferramentas para o Ensino da Matemática, especificamente no tocante à Geometria. Assim, esse trabalho objetiva pesquisar o que dizem os autores sobre como vem se apresentando essa relação entre o uso da Realidade Aumentada como possível ferramenta educacional e o Ensino da Geometria na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de obras científicas de relevância, que tratam sobre a referida temática. Como resultado alcançado através desse estudo, foi possível constatar que a utilização da Realidade Aumentada como uma ferramenta de ensino da Geometria na Educação Básica, embora ainda pouco explorada, tem sinalizado significativas melhorias, tanto no tocante à promoção de uma maior familiarização entre professor e tecnologia; como também melhoria na compreensão, por parte dos estudantes, sobre conteúdos geométricos. Logo, no contexto mais atual de sociedade, a relação entre a Realidade Aumentada e o Ensino da Geometria na Educação Básica tem se apresentado, na ótica dos autores, como uma possível relação favorável, no tocante ao cenário que busca sempre por possíveis melhorias no ensino."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID18791_TB6481_20062023200434.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:15:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA NERY VIANA"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA"
    "autor_email" => "suzannanery101@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105540
    "edicao_id" => 339
    "trabalho_id" => 6481
    "inscrito_id" => 18791
    "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA X ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE OS AUTORES DIZEM A ESSE RESPEITO?"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos estão cada dia mais presentes nos diversos espaços sociais, o que não poderia ser diferente no escolar. Nesse viés tecnológico, a Realidade Aumentada é expressa pela ideia de que o indivíduo permanece no mundo real sem que seja transportado literalmente para o virtual e, exatamente nesse cenário, podem ser realizadas as interações, sendo estas por meio de imagens estáticas ou dinâmicas ou mesmo por meio de áudio. É assim, que a Realidade Avançada vem ganhando espaço e sendo percebida como uma das possíveis ferramentas para o Ensino da Matemática, especificamente no tocante à Geometria. Assim, esse trabalho objetiva pesquisar o que dizem os autores sobre como vem se apresentando essa relação entre o uso da Realidade Aumentada como possível ferramenta educacional e o Ensino da Geometria na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de obras científicas de relevância, que tratam sobre a referida temática. Como resultado alcançado através desse estudo, foi possível constatar que a utilização da Realidade Aumentada como uma ferramenta de ensino da Geometria na Educação Básica, embora ainda pouco explorada, tem sinalizado significativas melhorias, tanto no tocante à promoção de uma maior familiarização entre professor e tecnologia; como também melhoria na compreensão, por parte dos estudantes, sobre conteúdos geométricos. Logo, no contexto mais atual de sociedade, a relação entre a Realidade Aumentada e o Ensino da Geometria na Educação Básica tem se apresentado, na ótica dos autores, como uma possível relação favorável, no tocante ao cenário que busca sempre por possíveis melhorias no ensino."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID18791_TB6481_20062023200434.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:15:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA NERY VIANA"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA"
    "autor_email" => "suzannanery101@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 339
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
        "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 339
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg"
        "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 215
                "edicao_id" => 339
                "codigo" => "978-85-61702-92-2"
                "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANE MATOS DE ARAUJO &nbsp;(UFF)<br />\r\n
                  ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA C&Acirc;NDIDO (UFCG)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL &nbsp;<br />\r\n
                  MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RICKISON CRISTIANO DE ARA&Uacute;JO SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO (UEPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 215
                "edicao_id" => 339
                "codigo" => "978-85-61702-92-2"
                "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANE MATOS DE ARAUJO &nbsp;(UFF)<br />\r\n
                  ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA C&Acirc;NDIDO (UFCG)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL &nbsp;<br />\r\n
                  MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RICKISON CRISTIANO DE ARA&Uacute;JO SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO (UEPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:44:59"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Os avanços tecnológicos estão cada dia mais presentes nos diversos espaços sociais, o que não poderia ser diferente no escolar. Nesse viés tecnológico, a Realidade Aumentada é expressa pela ideia de que o indivíduo permanece no mundo real sem que seja transportado literalmente para o virtual e, exatamente nesse cenário, podem ser realizadas as interações, sendo estas por meio de imagens estáticas ou dinâmicas ou mesmo por meio de áudio. É assim, que a Realidade Avançada vem ganhando espaço e sendo percebida como uma das possíveis ferramentas para o Ensino da Matemática, especificamente no tocante à Geometria. Assim, esse trabalho objetiva pesquisar o que dizem os autores sobre como vem se apresentando essa relação entre o uso da Realidade Aumentada como possível ferramenta educacional e o Ensino da Geometria na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de obras científicas de relevância, que tratam sobre a referida temática. Como resultado alcançado através desse estudo, foi possível constatar que a utilização da Realidade Aumentada como uma ferramenta de ensino da Geometria na Educação Básica, embora ainda pouco explorada, tem sinalizado significativas melhorias, tanto no tocante à promoção de uma maior familiarização entre professor e tecnologia; como também melhoria na compreensão, por parte dos estudantes, sobre conteúdos geométricos. Logo, no contexto mais atual de sociedade, a relação entre a Realidade Aumentada e o Ensino da Geometria na Educação Básica tem se apresentado, na ótica dos autores, como uma possível relação favorável, no tocante ao cenário que busca sempre por possíveis melhorias no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.