O advento das mídias e materiais digitais impactaram não apenas o mundo da internet, mas também a forma de ensinar e aprender. Vivenciamos um novo paradigma da educação que teve seu ápice durante o período pandêmico, quando as escolas tiveram que fechar suas portas e se abrirem ao mundo digital. Diante desta nova visão objetivamos com este trabalho “analisar como as mídias e materiais digitais foram utilizados enquanto recursos didáticos em atividades de ensino por professores dos anos finais no interior da Paraíba (PB) durante a pandemia”. Com a finalidade de fazer esta análise estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (I) identificar quais mídias e materiais digitais foram utilizados durante a pandemia por professores de escolas do interior da PB; (II) descrever as contribuições dadas pelas mídias e materiais digitais em atividades de ensino durante a pandemia; (III) compreender como se deu o processo de inserção das mídias e materiais digitais como recursos didáticos em atividades de ensino durante a pandemia. Utilizamos como metodologia a aplicação e análise qualitativa de questionários on-line realizados com professores dos anos finais do ensino fundamental de quatro escolas de um município do interior da PB. Fundamentamos a pesquisa em teorias sobre ensino tradicional e emergente, baseados em Oliveira (2010), Chartier (2010), Moraes (1997) e Moran, Masetto, Behrens (2013). Como também em estudos sobre mídias e materiais didáticos digitais de Kenski (2012), Moraes (1997), Rojo (2013) e Fava (2014). Os dados evidenciaram que os materiais e mídias digitais assumem, no ambiente educacional, concepções diversas, desde norteador das atividades docentes à recurso de apoio ao ensino, tendo em vista que as atividades de ensino, durante a pandemia, apresentaram uma valorização do uso dos materiais digitais como recursos didático-pedagógicos.