A realidade virtual (RV) tem se apresentado como uma ferramenta eficaz nos processos de ensino e aprendizagem em diversas áreas, incluindo a Medicina. O objetivo deste artigo é investigar a utilização de recursos de RV no ensino de disciplinas do curso de graduação em medicina. Tomamos como referencial teórico estudos sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino, bem como teorias sobre aprendizagem e cognição, em particular a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. O método adotado foi a revisão sistemática da literatura, com busca de artigos em bases de dados como Scopus, PubMed e Web of Science, no período de 2017 a 2022. A análise dos resultados mostrou que a RV tem sido utilizada em diversas disciplinas do curso de graduação em Medicina, como anatomia, cirurgia, fisiologia, entre outras. Os recursos de RV têm proporcionado aos alunos uma experiência mais imersiva e interativa, permitindo que eles visualizem estruturas anatômicas em três dimensões e em alguns casos pratiquem procedimentos cirúrgicos em ambiente virtual. Além disso, a utilização de recursos de RV tem possibilitado a simulação de situações que seriam difíceis ou impossíveis de serem reproduzidas na vida real. Os estudos também apontam que a utilização de recursos de RV tem sido bem recebida pelos alunos e tem gerado resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem. Em suma, a utilização de recursos de RV no ensino de Medicina tem se mostrado uma alternativa promissora e eficaz, oferecendo aos alunos uma experiência mais enriquecedora e facilitando o aprendizado em diversas disciplinas dessa área.