O presente artigo apresenta as contribuições do podcast no processo de ensino aprendizagem para desenvolver a oralidade presente nos espaços escolares que contribuem para uma aprendizagem significativa e no protagonismo dos estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através do Google Acadêmico no recorte temporal de 2020-2022. O conceito das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) são instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais e contribuem para as mudanças das interações sociais na sociedade contemporânea desenvolvendo a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Os artigos científicos foram selecionados utilizando como parâmetro o podcast como recurso midiático para o desenvolvimento da oralidade no âmbito educacional e em especial no componente curricular de Língua Portuguesa com a “pedagogia dos multiletramentos”, considerando os efeitos cognitivos, culturais e sociais decorrentes dos variados contextos e culturais. Os resultados mostram que, o ensino da oralidade em sala de aula é muito limitado e pouco explorado para o desenvolvimento das competências cognitivas para potencializar nas práticas leitora e escritora dos estudantes e que a magnitude da aplicação das TDICs e mostrou que o uso do podcast na esfera possibilita a capacitação de adaptação e inovação em manter os alunos engajados por meio atividades interativas, inovando suas práticas pedagógicas com as ferramentas tecnológicas adequadas a suas estratégicas conforme seu público-alvo, além de promover a produção e o compartilhamento dos conteúdos de forma cooperativa proporcionando uma nova visão no desenvolvimento da oralidade no contexto atual.