POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DE CHROMEBOOKS COMO SUPORTE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PB
"2024-01-24 13:44:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105547 "edicao_id" => 339 "trabalho_id" => 7695 "inscrito_id" => 20696 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DE CHROMEBOOKS COMO SUPORTE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública na cidade de Campina Grande - PB. Tem como principal objetivo acompanhar a implementação do uso dos chromebooks nas ações didático-pedagógicas no cotidiano escolar. Assim como debater questões relacionadas à execução de políticas públicas de forma a ampliar a inclusão digital em comunidades de vulnerabilidade social. Visa também compreender como estudantes e professores lidam com as tecnologias digitais enquanto recursos de mediação para a construção e efetivação do conhecimento formal e informal. Para tanto utilizamos como aporte teórico os estudos de Lopes (2003), Palfrey e Gasser (2011), Prensky (2001) no que se refere aos conceitos de nativo e imigrantes digitais, Castells (2016), Lévy (1999, 1993), Kenski (2008) e Silva e Filho (2003); para debater as questões que envolvem a inserção das tecnologias da informação e comunicação na sociedade e suas relações com a construção do conhecimento; para o debate sobre tecnologias e educação utilizamos como aporte Arruda (2009), Leite (2011) e Masetto (2006). Este trabalho se caracteriza como pesquisa de campo, de cunho qualitativo, bem como um estudo que se utiliza como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas e observações. De acordo com os resultados obtidos é possível depreender que as políticas públicas de acesso e ampliação as tecnologias digitais fazem parte da realidade da rede municipal em questão, e que são fundamentais para a aquisição de novos conhecimentos, assim como serve de suporte para as atividades relacionadas ao contexto escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID20696_TB7695_20062023235218.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:15:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANYNNI FORTUNATO SEVERO" "autor_nome_curto" => "JEANYNNI" "autor_email" => "jeanynni.fortunato@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105547 "edicao_id" => 339 "trabalho_id" => 7695 "inscrito_id" => 20696 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DE CHROMEBOOKS COMO SUPORTE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública na cidade de Campina Grande - PB. Tem como principal objetivo acompanhar a implementação do uso dos chromebooks nas ações didático-pedagógicas no cotidiano escolar. Assim como debater questões relacionadas à execução de políticas públicas de forma a ampliar a inclusão digital em comunidades de vulnerabilidade social. Visa também compreender como estudantes e professores lidam com as tecnologias digitais enquanto recursos de mediação para a construção e efetivação do conhecimento formal e informal. Para tanto utilizamos como aporte teórico os estudos de Lopes (2003), Palfrey e Gasser (2011), Prensky (2001) no que se refere aos conceitos de nativo e imigrantes digitais, Castells (2016), Lévy (1999, 1993), Kenski (2008) e Silva e Filho (2003); para debater as questões que envolvem a inserção das tecnologias da informação e comunicação na sociedade e suas relações com a construção do conhecimento; para o debate sobre tecnologias e educação utilizamos como aporte Arruda (2009), Leite (2011) e Masetto (2006). Este trabalho se caracteriza como pesquisa de campo, de cunho qualitativo, bem como um estudo que se utiliza como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas e observações. De acordo com os resultados obtidos é possível depreender que as políticas públicas de acesso e ampliação as tecnologias digitais fazem parte da realidade da rede municipal em questão, e que são fundamentais para a aquisição de novos conhecimentos, assim como serve de suporte para as atividades relacionadas ao contexto escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID20696_TB7695_20062023235218.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:15:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANYNNI FORTUNATO SEVERO" "autor_nome_curto" => "JEANYNNI" "autor_email" => "jeanynni.fortunato@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 339 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "logo" => null "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 339 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "logo" => null "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 215 "edicao_id" => 339 "codigo" => "978-85-61702-92-2" "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANE MATOS DE ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA CÂNDIDO (UFCG)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA <br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL <br />\r\n MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO (UEPB)<br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA (UFCG)<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO (UEPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA <br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 215 "edicao_id" => 339 "codigo" => "978-85-61702-92-2" "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANE MATOS DE ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA CÂNDIDO (UFCG)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA <br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL <br />\r\n MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO (UEPB)<br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA (UFCG)<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO (UEPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA <br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }