Esta pesquisa tem por objetivo descrever como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são utilizadas na docência em pesquisas que envolvam o conceito de Tecnodocência. A problemática que impulsionou o estudo refere-se ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas, por vezes pautado na transposição de aulas tradicionais aos novos recursos disponíveis, devido a uma formação inicial deficitária quando se trata deste tópico. Nesse sentido, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura de pesquisas desenvolvidas no Brasil e publicadas em três plataformas virtuais de indexação de dados: Google Scholar, Scielo e Portal de Periódicos CAPES, a partir da utilização de quatro perguntas norteadoras e de três strings de busca: tecnologia digital e docência, tecnologia digital e ensino, tecnodocência. Foram encontrados 1.612 trabalhos e com a aplicação de 10 critérios de inclusão e 8 critérios de exclusão foram selecionadas 46 obras para análise. Com base no levantamento realizado, foi possível notar que existe uma preocupação de pesquisadores da Tecnodocência sobre a compreensão a respeito das TDICs e docência antes e após passar por um processo formativo que tenha suas bases nas ideias que embasam o conceito: interdisciplinaridade e construcionismo. Além disso, apesar de ser considerada uma sensibilização inicial, é possível notar pequenos avanços no planejamento de práticas pedagógicas pelos licenciandos em formação, que passam a pensar o uso das TDICs em sala de aula de modo a propiciar maiores interações e desenvolvimento discente, e não apenas ser um recurso de apoio a práticas expositivas.