Nesse artigo, apresentamos desafios, limites e possibilidades do estágio supervisionado I online, a partir das atividades realizadas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba - Campus V, que aconteceram durante a pandemia de COVID-19 por intermédio do Ensino Remoto. Foram analisadas vídeo-aulas do Telecurso 2000 e do Se liga no ENEM. As análises se estruturam através da adaptação da Ficha de Avaliação de Aulas (FIAA) de Smania-Marques (2017), de forma que FIAA traça um perfil de desempenho da práxis docente tendo como base os procedimentos e estratégias didáticas utilizadas durante regência, tanto em relação ao conteúdo ministrado, quanto das reações por ele provocado sobre discente, ou seja, considera o modo como são construídas, transmitidas e adaptadas às informações por meio das sequências lógicas utilizadas. Observou-se que o Telecurso 2000 possui uma linguagem dialógica simples e dotada de extensa exemplificação, enquanto o Se liga no ENEM possui um tom de revisão, sem propiciar abstrações, tornando o aluno um receptáculo de informações. Tendo em vista o contexto pandêmico, essa experiência possibilitou o exercício da observação, fundamental a proposta do estágio supervisionado I, através da análise das estratégias didáticas e práticas docentes adotadas durante a regência no ensino assíncrono por meio dos vídeos, e que por sua vez, possam ser implicadas e reverberadas no ensino presencial.