O ensino remoto surgiu no contexto da pandemia do COVID-19 devido ao isolamento social necessário para o controle da doença. Apesar dos inúmeros treinamentos, muitos professores tiveram dificuldades em utilizar as tecnologias da informação, pois em pouco tempo o quadro branco que passou a ser uma tela de computador, e os discentes se transformaram em figurinhas, fotos ou imagens em softwares como Google Meet, Zoom, etc. Neste tipo de ensino, os docentes realizavam encontros síncronos que aconteciam nos mesmos horários das aulas presenciais, e neste momento, a avaliação se tornou um grande desafio, já que as cópias entre discentes de avaliações/trabalhos realizadas em domicílio são recorrentes no ensino presencial. Assim, qualquer metodologia desenvolvida/utilizada no processo de ensino-aprendizagem no ensino remoto necessitava de uma estratégia eficiente de gestão, devido ao grande fluxo de informações gerada a ser realizada em pouco tempo. Para suprir a necessidade de avaliar foi desenvolvido o AVASING, uma ferramenta desenvolvida em linguagem C++, que gera arquivos avaliativos personalizados para cada discente a partir de um banco de dados de questões com respostas diferentes para cada discente. Este trabalho explica, analisa e discute a metodologia desde a criação até a utilização das avaliações da aprendizagem geradas e que foram utilizadas tanto no ensino remoto quanto no ensino presencial.