O avanço tecnológico tem impactado a comunicação global, incluindo as comunidades indígenas. Superar os desafios em busca de uma educação inclusiva e atualizada requer esforço contínuo. As tecnologias digitais, quando integradas adequadamente, oferecem oportunidades valiosas para fortalecer a educação, respeitando a diversidade cultural e promovendo a inclusão. O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar os resultados de uma oficina pedagógica, no âmbito do Programa de Bolsas e Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, realizada em uma escola Indígena Potiguara, com o intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem da geometria analítica, por meio da utilização do software GeoGebra. A metodologia utilizada na pesquisa teve caráter exploratório, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Cacique Domingos Barbosa dos Santos, situada na aldeia Jaraguá, município de Rio Tinto/PB. O tamanho da amostra foi de 12 estudantes do ensino médio, sendo que os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram atividades realizadas com o auxílio do software e um questionário diagnóstico, contendo 15 questões, sendo 2 abertas e as demais fechadas. Os resultados revelaram que o uso do software GeoGebra proporciona feedback imediato ao aluno, permitindo a identificação e correção instantânea de erros. Contudo, é imprescindível ressaltar que as plataformas digitais exigem uma abordagem pedagógica adequada, na qual o papel do professor é essencial para orientar e apoiar o aluno. Além disso, constatou-se que a utilização das tecnologias digitais no ensino da geometria traz vantagens significativas, especialmente em escolas indígenas, ao expandir o acesso educacional, preservar os conhecimentos ancestrais e aprimorar as competências dos estudantes. Nesse contexto, é fundamental adotar uma abordagem sensível, respeitando as necessidades e tradições da comunidade.