Projeto idealizado por José Edeson de Melo Siqueira e Jean Baptiste Scharffhausen, professores da disciplina de geometria descritiva 2 na UFPE – Campus Recife, destinado aos alunos de graduação em engenharia civil e baseado sobre um caso real. Com o intuito de capacitar os alunos, os professores optaram por desenvolver um projeto para sua disciplina que busca incentivar seus participantes a interagir com novas tecnologias, como a impressão 3D, e buscar soluções práticas e artísticas voltadas para engenharia civil a cerca de um problema real existente em sua localidade, em questão, um trecho do arco metropolitano do Recife que visa fazer um desvio da Br 101 e melhorar a qualidade do tráfego da área. Com isso em mente, eles orientam seus alunos a pesquisarem dados topográficos do terreno, e análise da área em questão com programas como o Google Earth e QGIS, além de possíveis coletas de dados em campo, para aplicação dos dados coletados com construção de desenhos técnicos e modelagem por aplicativos e programas como o Civil3D e Fusion 360, finalizando com a confecção de maquete e banner para exposição do trabalho completo no campus. Por fim entregam aos alunos não só uma aula sobre o assunto da ementa, mas um projeto que os faz trabalhar a criatividade bem como entender como funciona um estudo e prática de um projeto de cunho científico aplicado na área de seu curso, resultando na busca não apenas de uma nota, mas de uma capacitação necessária e de extrema importante para sua carreira.