O presente artigo trata de discussões sobre o bullying de imagem corporal na educação e acerca da concepção de trabalho como princípio educativo, atreladas ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal. Assim, esta discussão, parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado, conta, por ora, com parte do levantamento teórico à realização do empreendimento investigativo, que já se caracteriza numa abordagem qualitativa. discorre-se inicialmente sobre a escola e a educação no contexto da sociedade capitalista, sequenciando em uma análise da violência no contexto escolar e do fenômeno bullying da imagem corporal e abordando o bullying no mundo do trabalho, fazendo uma análise da influência das relações experienciadas na escola com as relações estabelecidas nos ambientes laborais. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, a análise presente no texto se fundamenta em autores que discutem sobre EPT e suas bases conceituais. As considerações finais sinalizam para a importância da educação integrada para a superação da violência no espaço escolar, a partir do desenvolvimento da consciência crítica e da autonomia no indivíduo.