Nos últimos anos, iniciou-se um processo de expansão muito dinâmico da informática escolar através dos vários programas de apoio, que já levou a um aumento acentuado de dispositivos finais digitais, salas de aula virtuais, sistemas de vídeo baseados em inteligência artificial, placas interativas, aplicativos ou soluções no campo da realidade virtual e automatização do processo de ensino-aprendizagem. Ao longo disso, as demandas sobre a administração das infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvidas e mais complexas nas escolas também cresceram; e a gestão técnica dessas infraestruturas exige conhecimentos cada vez mais especializados, que ultrapassam claramente a tarefa e o leque de atividades dos supervisores do sistema pedagógico (professores nas escolas). Pensando, então, na importância de “aliviar” o suporte do sistema pedagógico através da criação de estruturas permanentes de administração técnica de TI, o presente estudo tem como objetivo geral abordar as oportunidades e desafios do uso da tecnologia nas escolas públicas brasileiras; e como objetivos específicos: descrever a tecnologia e sua importância nas instituições de ensino; apontar as vantagens de TI no contexto educacional; e mencionar os desafios tecnológicos principalmente nas escolas públicas. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores como Bezerra (2017), Kenski (2012), Lévy (2010), Machado (2023) e Oliveira (2023).