O Arco Viário Metropolitano foi uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco concebida com o propósito de reforçar a segurança ao longo da extensão da BR 101, aliviar o tráfego nos acessos à Região Metropolitana do Recife (RMR) e promover desenvolvimentos nas áreas circunvizinhas, entretanto, criado na década de 1990, tornou-se obsoleto em certos aspectos. Assim, a disciplina de Geometria Descritiva do bacharelado de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Recife propõe reexaminá-lo, gerando propostas que viabilizem e aperfeiçoem o projeto no presente momento. Para tanto, o centro metodológico foi o uso de Problem-Based Learning (PBL), cuja aprendizagem se dá a partir da resolução de diversas dificuldades reais na vida de um engenheiro, fazendo o uso de tecnologias como a modelagem 3D, que além de representar e projetar, também inclui simulações, testes e a eventual materialização por meio da fabricação digital. Além disso, é importante destacar que o processo visa englobar múltiplas etapas, resultando em produtos tangíveis. Foram importantes ao longo dessa pesquisa autores como RIBEIRO (2008) e COSTA et al (2007), que comprovam os profícuos usos do método na área das ciências exatas. Como os principais resultados, para além do alto engajamento dos discentes, foi produzida uma maquete que retrata o projeto dos alunos, os participantes tiveram a possibilidade de ter contato com documentos oficiais, como Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e cartas topográficas históricas do estado de Pernambuco, bem como a produção de um completo Relatório acerca da culminância do projeto que fundiu a capacidade de resolução de problemas por parte de alunos que ainda estão na educação profissional com a obtenção ativa de conhecimentos técnicos.