A integração das tecnologias digitais nas atividades do cotidiano é uma realidade que não tem volta, a cultura digital compreendida como o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso das tecnologias digitais na sociedade, incluindo o modo como as pessoas interagem com aplicativos, computadores, redes sociais e smartphones, sobretudo o modo como tais tecnologias são incorporadas na sociedade. É nesse contexto que este artigo se inseriu, tendo por objetivo descrever e analisar de que maneiras as tecnologias digitais estão se integrando à pesquisa acadêmica em educação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, em um repositório de teses e dissertações, visando levantar e sistematizar dados; identificar e descrever de que formas tal integração ocorre e analisar os dados à luz das teorias atinentes (Álvaro Vieira Pinto; Luciano Floridi). Foi dado um enfoque qualitativo ao estudo (Marli André; Antônio Chizzotti), com base em estudo bibliográfico e análise documental, além de sistematização e tratamento de dados no software de apoio à pesquisa qualitativa NVivo12. O estudo aponta evidências da presença das tecnologias tanto por meio de realização das pesquisas em bibliotecas e repositórios digitais, utilização de softwares de apoio à pesquisa, quanto ao emprego de dispositivos tecnológicos e conexão à internet para realização de entrevistas e aplicação de questionários. Evidencia-se que a integração das tecnologias digitais à pesquisa acadêmica potencializa as condições para a ampliação do campo pesquisado, da quantidade e qualidade dos dados, do aprofundamento teórico e da análise dos dados. Depreende-se que a pesquisa acadêmica pode ser enriquecida e fortalecida pela utilização crítica e criativa dos pesquisadores, sempre que houver clareza nos objetivos e intencionalidades, entretando é premente a observação à ética em pesquisa, sendo necessário realizar discussões e atualizações a respeito do Código de Ética em Pesquisa continuamente.