O presente trabalho busca compreender o uso da Inteligência Artificial no contexto da educação a partir do estudo de notícias veiculadas em jornais online de acesso gratuito. A Inteligência Artificial é um recurso que ganha cada vez mais espaço na atualidade, sua tecnologia utiliza de algoritmos e sistemas de aprendizado para desenvolver capacidades que até então só os seres humanos seriam capazes de realizar. Dessa forma, a inteligência artificial pode ser capaz de resolver diversos problemas, dos mais complexos aos mais simples, pois sua tecnologia pode armazenar um grande conjunto de dados que serão reutilizados facilmente de acordo com a sua necessidade. Na educação, essa tecnologia surge com o objetivo de facilitar e agilizar processos que podem ser automatizados, sejam eles administrativos ou envolvendo o processo de aprendizagem. A presente trata-se de uma pesquisa documental, realizada pela busca de notícias em jornais online de acesso livre sobre a Inteligência Artificial nos últimos dois anos. A análise se deu com base em reunir informações, notícias com posicionamento e entrevistas, veiculadas em canais como G1. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização da inteligência artificial vem ocorrendo de maneira irrestrita por grande parte dos usuários, tornando-se um local de fácil acesso a qualquer tipo de conteúdo, sejam eles verdadeiros ou não, como é o caso do Chat GPT que, por fornecer acesso a uma grande quantidade de dados, também pode disseminar informações incorretas. Há diversas informações sobre a evolução da IA tanto dos aspectos negativos e de cuidado para um futuro, preocupação com ocupação de postos de trabalho, de favorecer o mau uso por estudantes, mas também positivos como personalizar as formas de ensino, de favorecer o feedback imediato aos alunos. Algumas notícias evidenciam os pontos positivos se as IA’s forem usadas de forma ética e responsável.