As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em acelerado processo de evolução estão reconfigurando a forma como o homem vive em sociedade, aprimorando a comunicação, modificando a cultura e potencializando os processos formativos educacionais. Constantemente, surgem novas interfaces que promovem a interação em rede e, ao serem utilizadas pedagogicamente, podem ser aliadas ao processo educativo por permitirem a criação de cenários virtuais de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de cenário de aprendizagem interligada aos aspectos da virtualidade presentes nas interfaces, e levando em consideração a sua aplicabilidade em contextos online. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que utilizou como aporte teórico os estudos de Dias (2012), Matos (2014), Barros, Romero e Moreira (2014), Perdigão e Santos (2018), Barros (2018), Piedade, Pedro e Matos (2018), Santos, Ferrete e Alves (2020), Santos e Ferrete (2021), Santos (2021), Santos, Ferrete e Alves (2021) para fundamentar a temática dos Cenários Virtuais de Aprendizagem, com foco nos elementos da interatividade, colaboração e compartilhamento de informações. Como resultado, o estudo apresenta uma proposta de cenário que pode ser adaptada tanto para contextos online quanto offline, por meio dos dispositivos e interfaces disponíveis em cada realidade educacional.