O avanço da tecnologia digital tem transformado a forma como as pessoas se comunicam, interagem e aprendem. Na área da educação, as tecnologias digitais oferecem possibilidades para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, bem como para promover a formação de professores envolvidos com as questões do mundo digital. Nesse sentido, objetivo deste artigo busca o estudo do tema do potencial das tecnologias digitais na formação de professores por meio dos conceitos de letramento digital e da pedagogia performativa. Os objetivos específicos buscam: a) revisar a literatura acerca dos conceitos de letramento digital e da pedagogia performativa; b) analisar as políticas e práticas de formação de professores no que tange ao potencial das tecnologias digitais; c) refletir o contexto do letramento digital e da pedagogia performativa em processos de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada para este estudo consiste em uma revisão bibliográfica, por meio da consulta a artigos científicos dos últimos 10 anos que abordam o tema. Buscamos explorar as contribuições teóricas e práticas apresentadas por diversos autores a saber: BLOOMFIELD (2016); BRITO; PINTO (2016); CONTE. (2020; 2021); CONTE; MARTINI (2015); FREIRE, (2021); MORAN (2015); PIERRE (2019); SILVA (2017); SOBRAL MILLIET, (2020). Com base nos resultados esperados, a pesquisa buscará contribuir para o avanço teórico-prático do tema de letramento digital e pedagogia performativa na cultura digital, por meio da análise e interpretação dos dados coletados. Além disso, buscamos proporcionar subsídios sobre o potencial das tecnologias digitais na formação docente, bem como, dos desafios enfrentadas pelos professores e estudantes na utilização das tecnologias digitais em contextos educativos. Assim, ao considerar a importância do letramento digital e a necessidade de um ensino reflexivo e crítico, torna-se fundamental entender como as tecnologias digitais podem ser utilizadas de forma mais significativa e democrática no processo de ensino e aprendizagem.